Polícia Civil disponibiliza termo de cooperação à Costa Marques para implantação de posto avançado de carteiras de identidade.

No início da semana, esteve em Porto Velho o vereador de Costa Marques, Ney Mendes de Souza, o qual foi recebido pelo Diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), Júlio Kasper.

Na ocasião o vereador buscava melhorias para o serviço de emissão de carteiras de identidade para seu município.

O Diretor do IICC apresentou o projeto do posto avançado, já aplicado em Monte Negro e com tratativas avançadas em outras cidades, através do qual firma-se um termo de cooperação entre a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal. O projeto foi formatado nos parâmetros de eficiência e otimização de recursos, fatores desejados pela Delegacia Geral de Polícia e Governo de Rondônia.

Segundo o termo de cooperação, em resumo, a Prefeitura Municipal cede ao menos dois servidores efetivos e estrutura de atendimento (sala, mobiliário e equipamentos básicos) para a fase inicial de coleta de dados biométricos, enquanto a Polícia Civil fornece o treinamento, alguns equipamentos e continua procedendo à etapa de pesquisa, classificação e emissão da carteira de identidade, através do IICC.

Dessa forma, os recursos humanos do IICC/PC são canalizados para a etapa interna e que exige a condição de datiloscopista policial para classificação, confronto, pesquisa de digitais e emissão do documento, enquanto a etapa externa e de atendimento ao público, preenchimento de formulários, coleta de fotografia digital, captação de impressões digitais, fica a cargo das Prefeituras podendo ser capilarizada e expandida a todos os municípios que aceitarem a parceria.