AÇÕES DA DELEGACIA GERAL – DEI!

O Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil de Rondônia (DEI) tem trabalhado muito nos últimos anos para aprimorar a implantação da doutrina de inteligência à atividade policial e aperfeiçoar as investigações em crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e de organização criminosa.
As ações do DEI estão pautadas na inovação, na utilização de recursos tecnológicos, normatização, treinamento e padronização de procedimentos.
Foi com esses objetivos que, na esteira do que tem ocorrido em outros Estados da Federação, foi implementada a migração do sistema Guardião da SESDEC para Polícia Civil, cumprindo-se a legislação que rege o tema.
Além disso, trata-se de conquista do DEI e da Polícia Civil a aprovação da Lei nº 4630/19, que estruturou o departamento e criou a Delegacia de Combate à Corrupção e a Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro, além de reestruturar a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, o Núcleo de Operações de Inteligência e o CIBER-Lab.
A celebração de Termos de Cooperação com diversas instituições de fiscalização, controle e de investigação, tais como a CGE/RO, TCE/RO, TCU e a PF, também representa um avanço na interlocução interinstitucional e no compartilhamento de informações estratégicas.
Ademais, foram disponibilizados aos servidores treinamentos em áreas afetas à atividade de inteligência e de investigação policial em crimes de licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, econômicos e de organização criminosa.
Por fim, deve ser destacada a reestruturação predial, uma vez que o Departamento agora está instalado num imóvel planejado para as atividades específicas lá desenvolvidas, garantindo aos servidores melhores condições de trabalho.