POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA “OPERAÇÃO PENTÁGONO”

• fredson

Polícia Civil deflagra “Operação Pentágono” e prende cerca de trinta pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Ariquemes

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira a “Operação Pentágono” em Ariquemes, com o objetivo de dar cumprimento a 26 mandados de prisão preventiva, 23 mandados de busca e apreensão domiciliares, e para apreender 11 veículos, supostamente usados para comercialização de substância entorpecente. Cerca de 180 policiais civis participam da Operação, que conta com 140 Agentes de Polícia e mais de 20 Delegados, além de escrivães, peritos, e médicos legistas. A Operação foi deflagrada simultaneamente em outras comarcas, a exemplo de Porto Velho, Guajará-Mirim e Vilhena.

Após aproximadamente 1 ano de investigações, policiais civis do 1º DP de Ariquemes e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, sob o comando dos Delegados de Polícia Rodrigo Spiça e Rodrigo Silva Duarte, monitoraram 5 quadrilhas e realizaram filmagens de entregas de drogas em diversos pontos da cidade, identificando os integrantes dos grupos. Foi verificado que as quadrilhas, á exceção de uma delas, mantinham vínculo de associação, voltado para o repasse de informações para subtração às ações da Polícia, bem como para alimentação recíproca entre “bocas de fumo”.

De acordo com as investigações, foi verificado que algumas quadrilhas possuíam atuações em outras cidades do Estado, a exemplo das cidades de Guajará-Mirim, Porto Velho, e Ouro Preto, bem como em outros Estados da Federação, como o Estado do Pará.

Até a data de ontem, 7 pessoas já haviam sido presas pela Polícia Civil, sendo que foram apreendidas substâncias entorpecentes ao longo dos trabalhos que se desenvolveu de forma sigilosa, com a finalidade de identificar e prender o maior número de suspeitos. Foi monitorado todo o desenvolvimento da mecânica delitiva, tendo sido desvendadas as funções dos integrantes dos grupos, desde a chefia das quadrilhas, passando por fornecedores, vendedores, seguranças, entregadores, e até informantes, bem como os modos de atuação, sendo que um deles consiste no chamado “disk-drogas”, com entregas em domicílio de drogas solicitadas por usuários, e também em bares, lan houses, restaurantes,e até na proximidade de escolas.

O foco da “Operação Pentágono” não se resume apenas ao combate ao comércio ilícito de entorpecentes, mas também, de forma reflexa, visa a redução de crimes contra o patrimônio e contra a vida, que em sua maioria, tem por pano de fundo o tráfico de drogas, a exemplo de roubos, furtos, latrocínios, e homicídios, e que tendem a ter uma drástica redução com o fechamento de pontos de venda de drogas.

Segundo os Coordenadores da Operação, a Polícia já possui provas suficientes para sustentar a condenação dos envolvidos pelos crimes de tráfico de drogas, e associação para o tráfico, além de outros delitos, a exemplo do crime de receptação dolosa, tendo em vista que parte da mercancia é mantida com o recebimento de produtos oriundos de crimes.

O 1º DP de Ariquemes e o Núcleo de Inteligência trabalham agora na investigação voltada para a existência de bases de produção de droga no território nacional, bem como a participação de financiadores, além de outros envolvidos, e deixa claro que a “Operação Pentágono” é o componente inaugural de um calendário de ações que tendem a se renovar em breve.

Participam da Operação, além das 1ª, 2ª, 3ª DPs, DEAM, Núcleo de Inteligência, e Delegacia Regional de Ariquemes, as Delegacias de Ji-Paraná, Presidente Médici, Urupá, Jarú, Ouro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste, Buritis, Cujubim e diversas DPs da Capital do Estado.

A Coordenação foi apoiada, no planejamento operacional, pela Diretoria de Estratégia e Inteligência, representada pelo Delegado de Polícia Civil Osmar Luiz Casa, bem como pela Diretoria de Polícia do Interior, representada pelo Delegado de Polícia Luiz Roberto Mattos e pelo Diretor Geral de Polícia Civil do Estado de Rondônia, Dr. Claudionor Soares Muniz.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Rondônia