MULHERES ATENDIDAS EM UNIDADE MÓVEL

Mulheres do campo e da floresta serão atendidas por unidade móvel

 

A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, florestas e águas. Visando levar às mulheres dessas áreas os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, o Governo do Estado de Rondônia através da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, lançaram na manhã desta terça-feira (9) os serviços da primeira unidade móvel de Rondônia, para atendimento às mulheres vítimas de violência.

A ato de lançamento da unidade móvel, aconteceu no Palácio Rio Madeira e contou com a presença dos representantes dos órgãos que atuam com a Política para as Mulheres bem como representantes da sociedade civil.

Durante a solenidade o secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, destacou as ações que a Seas vem desenvolvendo para conter o avanço do índice de violência contra mulher. ” Estamos trabalhando para que as ações previstas para execução neste mandato sejam concretizadas, sendo uma delas; o Atendimento e Acolhimento ás mulheres do campo e da Floresta, através desta  unidade móvel, a qual estamos lançando os serviços hoje, sendo o distrito de Jacy Paraná o primeiro a receber os serviços do ônibus,  com o objetivo de enfrentar com maior eficácia a violência contra a mulher”, destacou.

O Planejamento,  a articulação  e o monitoramento das ações da Unidade Móvel são feitos por meio do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, criado em março deste ano.

Zilene Rabelo, que é secretária adjunta da Seas e presidente do Fórum Estadual de Enfretamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta de Rondônia, explanou sobre a estrutura do ônibus e que tipo de serviços a unidade móvel irá ofertar. ” A unidade móvel é um ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptado para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. O ônibus é composto por duas salas de atendimento fechadas, para garantir a privacidade das mulheres atendidas; mesa, computador, impressora, e ar condicionado em cada uma das salas; acessibilidade a cadeirantes; toldo retrátil na lateral do ônibus e 24 cadeiras, criando área de espera sombreada e gerador próprio. A unidade móvel irá ofertar os seguintes serviços: Orientação jurídica;  atendimentos com psicólogos e assistentes sociais; teste de tracoma (doença infecciosa que causa cegueira) além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.” explicou.

Para a assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres,   Raimunda de Macena, esse momento é de fechar os ciclos de entregas das unidades móveis em diversos estados brasileiros. ” Os atendimentos por intermédio das Unidades Móveis é uma das ações estratégicas do Programa do Governo Federal: “Mulher: Viver sem Violência”, que consiste em um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, frisou.

A primeira localidade a ser atendida com a unidade móvel será o distrito de Jacy Paraná, ainda hoje (9), onde o ônibus irá ficar das14hàs18hna Escola Tiradentes da Polícia Militar e amanhã (10) no mesmo local das8hàs12h.

Participaram ainda do ato solene o secretário da Sesdec, Antônio Carlos Reis; a secretária da Sejus, Cirlene Bastos; a assessora da deputada Epifânia Barbosa, Vera Regina e a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Maria Auxiliadora Araújo.

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Decom – Governo de Rondônia