Polícia Civil e Prefeitura de Colorado do Oeste iniciam tratativas para implantação de posto avançado de emissão de carteiras de identidade.

Nesta segunda-feira, 27.06, a Polícia Civil, através do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), iniciou as tratativas com a Prefeitura de Colorado do Oeste, cidade do Conesul, para a implantação de posto avançado de emissão de carteiras de identidade.

O Diretor do IICC, Júlio Kasper, recebeu o Prefeito de Colorado do Oeste, Josemar Beatto, que estava acompanhado do Vereador Jânio Saraiva e dos senhores Nilson Luchtenberg e Amarildo Cerqueira.

Kasper, que é Datiloscopista Policial e já trabalhou na Delegacia de Polícia de Colorado, conhece a realidade da cidade e região, trazendo do interior parte de seu aprendizado. Juntamente com sua equipe do IICC e a Delegacia Geral de Polícia desenvolveu essa proposta de disponibilizar a emissão das carteiras de identidade com maior agilidade, sem comprometer a segurança, em consonância com as diretrizes do Governo de Rondônia.

A finalidade do posto avançado é a ampliação da capacidade de emissão de carteiras de identidade e pode ser criado em cidades com ou sem Delegacia de Polícia, mediante contrapartida da Prefeitura Municipal e assinatura de Termo de Cooperação.

A partir daí, a Polícia Civil realiza o treinamento e fornece alguns equipamentos, enquanto a Prefeitura cede servidores municipais efetivos, sala de atendimento, mobiliários, equipamentos básicos, dentre outros itens.

Dessa forma é possível aumentar o número de atendimentos na etapa inicial da confecção da carteira de identidade, cuja segunda fase continua com a Polícia Civil, nas classificações e pesquisas internas, bem como finalização do documento.

Interessado em oferecer esse serviço aos munícipes, o Prefeito de Colorado do Oeste conheceu o projeto e aceitando os termos e condições, dizendo que dará início aos preparativos e procedimentos legais para a implantação.

 

Monte Negro

Primeiro município a firmar o Termo de Cooperação, Monte Negro, cidade do Vale do Jamari, já usufrui os primeiros resultados do posto avançado.

Instalado a pouco mais de um mês em parceria com a Prefeitura daquela localidade, o posto avançado já emitiu 238 carteiras de identidade. Nessa projeção, após um ano poderão ser emitidos cerca de 2.000 documentos.

Os habitantes de Monte Negro que antes precisavam se deslocar até Ariquemes ou Buritis agora podem solicitar o documento ali mesmo, proporcionando comodidade, economia, agilidade e cidadania.