Instituto da Polícia Civil recebe veículo e equipamentos para identificação de pessoas

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICC) recebeu na manhã desta sexta-feira mais um veículo administrativo para compor a frota. O carro para fins administrativo é um Fiat Palio 1.0, que foi adquirido pelo valor de R$ 34.460,00 e vai ajudar na desburocratização e agilizar trabalhos do Instituto e visa assegurar melhor prestação de serviço ao público. Ação é resultado de emenda parlamentar de autoria do Deputado Leo Moraes (PTB). Os demais carros à disposição do IICC é parte da frota locada pelo governo. A emenda do parlamentar no valor R$ 117.000, servirá para a aquisição de novos equipamentos para descentralizar o processo de identificação de pessoas. Participaram do ato o Secretário de Segurança Pública Lioberto Caetano, diretor geral adjunto da Polícia Civil, Antônio Carlos dos Reis, além dos respectivos, titular e adjunta do IICC, Julio Kasper e Pâmela Kaori.

Durante a entrega, foi ressaltado pelos participantes a importância do Instituto de Identificação, e o apoio que o Governo de Estado tem oferecido, fundamental para o trabalho dos servidores, que integram a equipe liderada pelo jovem agente policial, que na avaliação do Secretário de Segurança Lioberto Caetano, chegou no instituto para de fato “revolucionar” o IICC com projetos ousados, que começam a ser executado e a população vai tomar conhecimento em breve. “Sei da capacidade da equipe de servidores do Instituto de Identificação”. Portanto, disse o secretário, não poderia deixar de hipotecar meu apoio à diretoria, que é um braço da Sesdec. A Secretaria de Segurança Pública é um órgão facilitador. Entretanto, ressaltou o secretário, quem executa as ações são os servidores de cada gerência, diretoria ou departamento, disse o secretário.

O autor da emenda que deu origem aos instrumentos disponibilizados ao IICC, deputado estadual Leo Moraes (PTB), se colocou à disposição do Governo do Estado, para que o setor de segurança pública em Rondônia avance. Disse que tem conversado muito com o governador Confúcio Moura. “O governador se demonstra sensível aos problemas que ainda estão por resolver e, certamente deverá resolver”. Moraes afirmou ainda que “Confúcio observa bem a frente de seu tempo”. Acrescentou que, na sua avaliação, esse governo não abre mão de resolver de maneira definitiva problemas que ainda existem na segurança pública.

O Secretário de Segurança Lioberto Caetano agradeceu o empenho do parlamentar. Disse que é preciso identificar os problemas. É a melhor maneira de resolvê-los. Destacou a importância da bandeira de luta do parlamentar que tem sido implacável no sentido de auxiliar policiais civis e militares com suas demandas. O secretário falou também, que seu antecessor, Reis, tem mérito por muito do que estamos realizando hoje, “Estamos colhendo frutos”. Caetano lembrou que os instrumentos tecnológicos são importantes para a secretaria. Porém, mais importante é o servidor. Daí o fato de o governo se preocupar com as demandas dos servidores. “O governo fará muito pela segurança publica nesses próximos dois anos de governo”, revelou.

Lilia Batista é agente policial há 23 anos. Presta serviços o IICC. Para ela, a juventude da atual diretoria do órgão, trouxe novos ânimos aos funcionários que, segundo ela, há mais de 20 anos não recebia apoio. O instituto agora só cresce e tenho certeza que não haverá retrocesso, disse a policial. Ela revela que agora que os servidores do órgão têm as esperanças renovadas e a autoestima elevada. “Uma nova vida foi trazida ao instituto por causa do espírito dinâmico que dois jovens diretores trouxeram para o instituto com ideias inovadoras”disse a policial. “nuca tivemos um tratamento assim”, concluiu.

Fonte: SESDEC – Imagens: Marcia Martins e Edgar Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *