Policiais Civis recebem curso de aperfeiçoamento no combate à Lavagem de Dinheiro

Na manhã desta quarta-feira (23/08), o representante do Ministério Público Federal, servidor da Procuradoria Geral da República, pertencente à Secretaria de Pesquisa e Análise e atual chefe da Divisão de Cooperação Técnica, Álvaro Melo Casseb, esteve no auditório da Academia de Polícia (Acadepol) da Polícia Civil, ministrando palestra sobre o combate à Lavagem de Dinheiro. Participaram do evento o Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Antônio Carlos dos Reis, o Delegado e chefe do Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil (DEI), Hélio Teixeira, o Delegado e Gerente de Estratégia e Inteligência (GEI) da SESDEC, Lindomar Bezerra, assim como, demais autoridades policiais, servidores da Polícia Civil e do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Álvaro Melo Casseb, realizou apresentação de parte do Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA), as funcionalidades deste instrumento de trabalho e relatou experiências já realizadas com a aplicação do mesmo. “Este sistema é considerado revolucionário, pois temos informações de forma ágil e segura o que ajuda os investigadores na análise do sigilo bancário. Outro fator importante de ser citado é que as investigações neste segmento que antes levavam anos para serem resolvidas, agora são elucidadas em dias ou alguns meses”, disse Casseb.

O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil, Antônio Carlos dos Reis, revela que o objetivo de promover o curso é garantir qualificação profissional ao policial civil. “Temos ofertado diversas capacitações ao longo dos últimos anos e esta é mais uma oportunidade do policial civil aprimorar seus conhecimentos. O sistema apresentado durante o curso, que já esta sendo utilizado pela Polícia Civil local, traz novas possibilidades de investigação e a garantia de mais eficiência no combate ao crime de lavagem de dinheiro”, explica Reis.

Para o Delegado da Polícia Civil e chefe do Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI), Hélio Teixeira, o curso ofertado irá possibilitar maior efetividade de atuação da Polícia Civil nesta modalidade de crime. “Já trabalhamos com esta ferramenta em nossas investigações, contudo, ainda tínhamos limitações na utilização dos recursos que o sistema oferece, contudo, com esta capacitação, novas possibilidades foram apresentadas e vamos coloca-las em prática nas investigações já desenvolvidas pela Polícia Civil sobre este tema”, afirma o Delegado.

Entre os temas apresentados na palestra estão o histórico e contexto do SIMBA, dificuldades da análise do sigilo bancário, fluxo operacional do afastamento de sigilo bancário, funcionalidades do sistema, perfil das instituições financeiras, principais problemas encontrados, monitoramento da quebra de sigilo bancário, estudos de casos, entre outros temas. A palestra teve carga horária de 5 horas e contou com a participação de cerca de 80 policiais civis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *