Polícia Civil recebe prêmio da Polícia Federal por trabalho realizado pelo IICC

A Polícia Civil do Estado de Rondônia recebeu na semana passada, durante o XIV Congresso Brasileiro de Identificação realizado em Brasília/DF, um prêmio de reconhecimento do trabalho realizado pelo Instituto de Identificação Civil e Criminal “Engrácia da Costa Francisco” (IICCECF) nos últimos sete anos.

De acordo com o Diretor do Instituto, Júlio Kasper, o IICC da Polícia Civil do Estado de Rondônia foi, no país, o órgão que mais realizou positivação de latentes de casos criminais nos últimos anos, e por isso recebeu a homenagem do Instituto Nacional de Identificação do Departamento de Polícia Federal. Ainda segundo o Diretor, foram mais de 25 mil inserções de fragmentos de impressões digitais no sistema nacional, sendo positivados, até o presente momento, mais de 20%. “Temos trabalhado de forma integrada com as demais instituições. A parceria entre as Policias faz com que compartilhemos informações e, portanto, a atuação conjunta tem facilitado o trabalho das Instituições de Segurança Pública de todo o país”. Na oportunidade, Júlio Kasper agradeceu ao Diretor do INI/DPF, Brasílio Caldeira Brant, pela parceria entre o INI/DF e o IICCECF que tem proporcionado resultados significativos para o Estado de Rondônia.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, recebeu nesta segunda-feira (04/09), em seu gabinete, parte da equipe do IICCECF que apresentou a homenagem recebida em Brasília. “É muito importante para a Polícia Civil receber premiações como esta, pois isso é uma demonstração de que estamos no caminho certo no combate a criminalidade e no fortalecimento da Segurança Pública. Parabéns aos Datiloscopistas Policiais do IICCECF que com muito empenho e dedicação tem contribuído para garantir qualidade nos serviços prestados por nossa Instituição, atuando principalmente na atividade fim”, disse o Delegado.

A Diretora-Adjunta do IICCECF, Pâmela Kaori, explica que a premiação é o reflexo do trabalho conjunto dos servidores do IICCECF que não medem esforços para realizarem suas atividades. “Os profissionais do IICCECF dedicam-se diuturnamente em todas as áreas, auxiliando de forma salutar às autoridades policiais e judiciais na persecução penal. Esta premiação vem de encontro à prestação de um serviço que é realizado há décadas por nossos Datiloscopistas Policias, e que, por meio dessa parceria com o INI/DF, vem otimizando nossos resultados”, contempla Pâmela.

A Coordenadora do Setor de Perícias Papiloscópicas em Local de Crime, Auxiliadora de Jesus, comenta sobre o trabalho de Perícia Papiloscópica em Local de Crime realizado pelos profissionais do Instituto de Identificação. “Temos equipes 24h preparadas e capacitadas para atender as ocorrências específicas que necessitam do trabalho técnico-científico dos profissionais do Instituto e, ao longo dos anos, temos garantido por meio da Perícia Papiloscópica a identificação de vários criminosos em nosso Estado”, comenta Auxiliadora.

A Datiloscopista Policial, Marinalda Souza, foi quem recebeu das mãos do Diretor do INI/DPF a homenagem  ao Instituto de Identificação. “É uma honra para nossa categoria receber este prêmio de reconhecimento nacional pelo trabalho de identificação realizado pelos servidores do IICCECF. Uma homenagem como esta, motiva os servidores a continuarem realizando seu trabalho com afinco, pois o reflexo é o reconhecimento do profissional Datiloscopista Policial dentro do cenário da Segurança Pública”, finaliza Marinalda.