Delegado da Polícia Civil conclui Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO

O Delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia, lotado na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Silvio Hiroshi, foi o único policial civil a participar e concluir o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em altos estudos estratégicos e de Comando para Oficiais intermediários (CAO). Vale ressaltar que o CAO BM/PM/PC 2017 teve início no mês de maio e durou cerca de seis meses, sendo desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância. Ao final do curso, os participantes realizaram a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade presencial.

Para o Delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Silvio Hiroshi, foi um desafio participar desta capacitação, assim como, uma troca de experiência. “É muito importante esta integração entre as forças de segurança pública, a troca de experiências e a multiplicação do conhecimento. Com estas ações, conseguimos fortalecer a interação com os colegas de profissão e todos ganham, o Policial, as Instituições e à comunidade”, disse o Delegado.

Foram mais de 40 alunos no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais BM/PM/PC 2017, dentre eles alunos dos estados do Rio Grande do Norte e Acre. O Delegado da Polícia Civil, assim como, vários Capitães da Polícia Militar de Rondônia, foram aprovados no Curso. O encerramento aconteceu na semana passada  no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Velho e contou com as presenças do Secretário Estadual de Segurança Pública, coronel BM Lioberto Caetano, do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel PM Ênedy Araújo, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel M Chianca Pimentel e o representando a Polícia Civil de RO o Delegado e Diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Raimundo Mendes.

O Delegado da Polícia Civil, Raimundo Mendes, revela que estas parcerias visam garantir a qualificação profissional de forma integrada. “Para combatermos a criminalidade precisamos caminhar juntos, tanto na linha de frente como na multiplicação de conhecimentos. A participação do Delegado da Polícia Civil em um curso genuinamente Militar é um avanço para o setor de segurança pública que desconstrói os paradigmas e fortalece a integração Institucional”, explica Raimundo.

É importante revelar que o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), visa o aperfeiçoamento em altos estudos estratégicos e de comando para Oficiais intermediários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, habilitando o capitão/policial para o exercício de cargos e desempenho de funções de capitão aperfeiçoado e de Oficial Superior, bem como garantir a promoção do oficial ao posto de major e tenente coronel.

Realizado por meio da ação integrada da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a plataforma de ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, o CAO 2017 contou com 29 capitães do estado do Rio Grande do Norte, cinco do estado do Acre, um do estado do Pará, além de 18 do CBMRO, 12 da PMRO, um Delegado da Polícia Civil de Rondônia e um da POLITEC/RO como turma concluinte.

O Secretário de Segurança de Rondônia destacou em suas palavras que esse é o maior Curso que Rondônia oferece fora da sede. Segundo o secretário essa é uma ideia inovadora, porque  Rondônia é um Estado muito pequeno e mesmo assim já é destaque nacional com esse novo conceito de ensino, que exige do profissional de Segurança Pública, visão estratégica para o devido enfrentamento. Visa estimular ao oficial/policial que ele discuta o futuro. Não apenas da Instituição e pessoal, mas o futuro das gerações.

Fonte: ASCOM/PCRO com informações da Polícia Militar