Delegados da Polícia Civil recebem capacitação sobre o crime de feminicídio

Na manhã desta quinta-feira (10/05), cerca de 50 delegados da Polícia Civil do estado de Rondônia receberam capacitação por meio da palestra “Metodologia Investigatória na Perspectiva de Gênero com Enfoque no Feminicídio”, ministrada pela delegada da Polícia Civil e Subsecretária de Segurança Pública do estado do Piauí, Eugênia Nogueira Villa. O encontro com os profissionais da Segurança Pública aconteceu no auditório do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Rondônia (Sindepro), que apoiou o evento.

De acordo com a delegada da Polícia Civil do Piauí, Eugênia Nogueira Villa, um cadáver do sexo feminino deve ser explorado totalmente para não ocorrer erro durante o desenvolvimento do Inquérito Policial. O médico legista responsável por emitir o laudo cadavérico, documento referente ao procedimento que examina o cadáver, tem uma única oportunidade de explorar o corpo antes do enterro. “Todas as partes do corpo da mulher vítima de violência devem ser investigadas, inclusive a boca! São evidências que podem configurar o crime de feminicídio,”, declarou a delegada do Estado do Piauí.

Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa, é doutoranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Mestre em Direito Público pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Direito Público (CEUT/PI) e Direito e Processo Penal (UFPI). Possui graduação em Bacharelado em Direito e graduação em Arquitetura e Urbanismo . Atualmente é delegada de Polícia Civil e Subsecretária de Segurança Pública do estado do Piauí, professora titular da Universidade Estadual do Piauí, do Centro Universitário UNINOVAFAPI e professora da ACADEPOL/PI. Tem experiência na área de Direito e Políticas Públicas, com ênfase em políticas de segurança pública, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito penal e processual penal, violência de gênero, gênero, biopolítica e linguagem. Foi titular da primeira Delegacia Especializada de Feminicídio do Brasil.

Na oportunidade, representando o Delegado Geral da Polícia Civil, a delegada Rosilei de Lima, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DEOM), agradeceu a Assembleia Legislativa pela parceria, pois esta foi quem trouxe a Delegada do Piauí, assim como, agradeceu a disponibilidade da Drª. Eugênia Villar, em ministrar a palestra com o tema feminicídio para os delegados da Polícia Civil de Rondônia.

Participaram do encontro o Deputado Estadual, Anderson Pereira, o  Secretário-adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Hélio Gomes Ferreira, delegados e demais servidores do segmento da segurança pública.

É importante revelar que a delegada da Polícia Civil do Piauí tem viajado todo o Brasil com objetivo de apresentar o aplicativo “Salve Maria”, como forma de contribuir com redução dos índices alarmantes de crimes contra a mulher. A apresentação do aplicativo aconteceu na Casa Legislativa do estado de Rondônia.

 

Eugênia Nogueira Villa - Delegada da Polícia Civil do estado do Piauí


Fonte: ASCOM/PCRO

Imagens: Arquivo PC