Polícia Civil encontra adolescente que estava desaparecida em Guajará-Mirim

A Polícia do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) de Guajará-Mirim, encontrou nesta sexta-feira (21/06), uma adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde a última terça-feira (18/06), no município de Guajará-Mirim. A moça foi encontrada na residência de seu namorado o que reforça para a polícia a hipótese de um desaparecimento voluntário. A adolescente não apresentava ferimentos.

A delegada da Polícia Civil e titular da DEPCA em Guajará-Mirim, Cheila Bertoglio, explica que não existe um tempo mínimo de espera para notificar a polícia sobre o desaparecimento de alguém, principalmente quando se trata de criança e adolescente, a comunicação deve ser feita o mais breve possível. “O recomendado é, em qualquer caso, que a ocorrência seja registrada nas primeiras horas da ausência, pois isso facilita a localização pelos investigadores”, comenta a Delegada.

Cheila Bertoglio, revela ainda que o importante é verificar se realmente a pessoa está desaparecida. Dentro deste contexto é importante também consultar os prováveis locais que a pessoa poderia estar, conversar com familiares/parentes e, não a encontrando, a Polícia Civil deve ser comunicada. “Na região de Guajará-Mirim, todos os casos de desaparecimento até o momento foram elucidados pela Polícia Civil. As pessoas desaparecidas são encontradas geralmente em residências de amigos, amigas, namorados e parentes”, disse Cheila.

Segundo a comunicante, a adolescente deixou a residência por volta das 23 horas do dia (18/06) a 01h00 da madrugada do dia (19/06). A menina saiu por uma porta lateral de sua residência conduzindo a bicicleta da comunicante, somente com a roupa do corpo. Vale ressaltar que a comunidade já organizava uma passeata com objetivo de distribuir panfletos informando o desaparecimento da adolescente.

Nesta manhã a jovem foi encontrada pela Polícia Civil.  A adolescente esta bem e já foi entregue para sua genitora. A Polícia Civil aproveita a oportunidade para agradecer o apoio da população em casos como este.

A Polícia Civil do estado de Rondônia disponibiliza o número 197 para todo cidadão que deseja realizar denúncias sobre quaisquer prática criminosa. Vale ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima e sigilosa.

Fonte: ASCOM/PCRO

Imagem: Ilustrativa (retirada do site https://disquedenuncia.org.br/)