IICC EMITIU MAIS DE 5 MIL CARTEIRAS

IICC já emitiu mais de cinco mil carteiras de identidades em janeiro

No primeiro mês do ano, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), de Rondônia, Engrácia da Costa Francisco, emitiu o total de 5.014 carteiras de identidade em todo o Estado. Só em Porto Velho foram expedidas 3.554 identidades em janeiro.

Além do IICC, os cidadãos da Capital podem procurar o posto de atendimento localizado na avenida Abunã, subesquina com a rua Gonçalves Dias, no mesmo prédio onde funciona a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Em Rondônia, são 42 postos de atendimento no interior e Porto Velho.

Segundo o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, a agilidade desse serviço se dá pelo fato de o Estado ser um dos pioneiros na adesão ao Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (Afis). “Desde 2009 o IICC trabalha com esse moderno sistema que abandona o antigo método de coleta de digitais a tinta, além de dar celeridade ao processo, já que se trata de um método integrado com o banco de dados nacional de identificação”, explicou.

O trabalho é realizado através do Kit Bios, composto por um computador, um scaner de alta resolução, e uma caneta digital. Apenas crianças menores de 10 anos de idade ainda passam pelo antigo processo de coleta de digitais.

Para a solicitação da carteira de identidade é necessário ter em mãos, uma foto 3×4, cópias e originais da certidão de casamento e/ou nascimento. A primeira via é gratuita, no entanto, a segunda é cobrada uma taxa administrativa no valor de R$ 75,43. Em 2013, foram emitidas mais de 70 mil registros gerais no Estado.

“Caso o solicitante tenha sido furtado e queira solicitar a segunda via, basta apresentar o registro da ocorrência, e a emissão será gratuita. Mas devido o grande número de solicitações com ocorrência policial, a Polícia Civil irá investigar se há veracidade, o requerente será penalizado de acordo com a lei caso a informação não seja verdadeira”, destacou Luiz Carlos de Lima, diretor do IICC.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Arian Oliveira
Fonte: Assessoria Sesdec