SESDEC: OPERAÇÃO BRASIL INTEGRADO

Em Rondônia, Operação Brasil Integrado encerra-se com prisões e apreensão de drogas na fronteira

O Ministério da Justiça (MJ) em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou nos dias 5,6 e 7 de agosto, a Operação Brasil Integrado – Ação fronteira Sudeste e Goiás, que resultou na apreensão de mais de 20 kg de drogas, 15 armas de fogo, 98 munições, 12 veículos e R$ 4.547,00 em espécie. Também foram presas 46 pessoas em flagrante ou em cumprimento de mandados.

O objetivo da Operação Brasil Integrado foi à prevenção para os Jogos Olímpicos Rio 2016, uma forma de combater os principais crimes de fronteira, como tráfico de drogas, entrada de armas ilegais, contrabando/descaminho e transporte de veículos roubados/furtados do Brasil para países vizinhos.

Foram realizadas ainda 4.505 revistas pessoais, 2.500 abordagens de veículos e 73 pontos de barreiras ou bloqueios policiais, todas com base em informação de inteligência e com respeito às leis e aos direitos humanos. Foram cumpridos 05 mandados de busca, apreensão e prisão, e 03 veículos furtados ou roubados recuperados.

Ainda na operação, foram apreendidos nos municípios de Buritis e São Miguel mais de 300 Gramas de explosivos, 05 caminhões totalizando mais de 100 metros cúbicos de madeiras.

A operação aconteceu em 16 estados, sendo estes, 11 localizados na faixa de fronteira, quatro na região sudeste e o Estado do Goiás. Em Rondônia, nove localidades foram alcançadas, são elas: Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Buritis, São Miguel do Guaporé, Rolim de Moura, Extrema de Rondônia, Colorado do Oeste, Vilhena e Ponta do Abunã.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que os números de apreensões não foram elevados, contudo os resultados foram positivos. “Observamos que houve uma diminuição significativa dos crimes nas localidades onde aconteceu a operação, o que demonstra a importância da presença do Estado nessas localidades. Há o planejamento de mais operações ainda este ano”, salientou Reis.

O diretor Regional Executivo da Polícia Federal, Fabrício Camargo, destacou a importância da integração das polícias. “Não só a Polícia Federal, bem como as demais polícias enfrentam problemas com efetivo policial, entretanto com a integração conseguimos envolver mais de novecentos servidores, o que comprova que com a união dos esforços tudo fica mais fácil”, destacou Fabrício.

Participaram da ação mais de 915 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Sefin, Força Nacional, Receita Federal, Ibama, Idaron entre outras instituições. Em média 200 policiais por dia.

Participaram da coletiva na manhã desta segunda-feira (10) o diretor Geral da Polícia Civil, Pedro Mancebo; comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Kisner e o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, João Bosco.

Fonte: ASCOM/SESDEC/RO
Texto: Arian Oliveira