Polícia Civil firma parceria com Detran e garante áreas para abrigar veículos apreendidos

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Dr. Eliseu Muller, assinou na semana passada o termo de acordo de cooperação técnica entre a Polícia Civil e o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO). O objetivo da parceria é possibilitar que a Polícia Civil utilize áreas cedidas pelo Detran para abrigar veículos apreendidos na Capital e em alguns municípios no interior. O ato da assinatura do termo de cooperação entre as instituições aconteceu na última quinta-feira (22/12), no gabinete do Diretor-Geral do Detran/RO.

De acordo com o Diretor-Geral do Detran, José de Albuquerque, é necessária a parceria entre os órgãos para efetivação do trabalho das entidades. “Nós do Detran estamos investindo em pátios devido o aumento da demanda de veículo apreendidos em nossas ações fiscalizatórias, através deste termo estaremos colaborando também com o desempenho da Secretaria Estadual de Segurança Pública em suas atividades”, disse Albuquerque.

O termo de acordo de cooperação sugerido pelo Governo do Estado, terá vigência até 31/12/2018 para a destinação da área compreendida em Porto Velho e de 12 meses para as demais localidades, contados a partir da data de sua assinatura. Vale ressaltar que o termo prevê que o Detran-RO cederá áreas para que a Polícia Civil/SESDEC possa encaminhar veículos apreendidos pelas autoridades policiais, visando cumprimento das disposições previstas no art. 3º, V do Decreto Estadual nº 20.916/2016, porém o Detran não terá nenhuma responsabilidade referente aos veículos apreendidos, ficando esta responsabilidade da Polícia Civil/SESDEC pela guarda e conservação dos veículos encaminhados aos locais estabelecidos na parceria.

O Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Luíz Roberto de Mattos, revela que o acordo visa a integração dos poderes para melhor atender a sociedade. “Queremos unir forças através dos poderes para o melhor desempenho de nossas funções”, comentou.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Dr. Eliseu Muller, explica que esta parceria tem uma grande importância para a gestão nas delegacias da Polícia Civil. “Com o acordo, vamos encaminhar os veículos apreendidos direto para as áreas cedidas pelo Detran, desafogando as delegacias em Porto Velho, Ariquemes, Espigão do Oeste e Seringueiras”, explica o Delegado.

Participaram da reunião de assinatura as seguintes autoridades: José de Albuquerque Cavalcante (Diretor-Geral do Detran/RO); Antônio Manoel Rebello das Chagas (Diretor-Geral Adjunto do Detran/RO); Cristiano Lopes (Corregedor Geral do Detran/RO);  Luiz Roberto Mattos (Secretário-Adjunto da Sesdec/RO); Eliseu Muller (Diretor-Geral da Policia Civil); Júlio Kasper (Diretor do Instituto  de Identificação da Policia Civil).

Fonte: Ascom/PC-RO com informações do Detran/RO

Imagens: Ascom/PC-RO