Pular para o conteúdo

Polícia Civil de Rondônia

Forças de segurança iniciam operações de combate ao crime organizado

  • ASSCOM 

Forças de segurança do Estado de Rondônia iniciam nos próximos dias, trabalho de enfrentamento ao crime organizado responsável por mais de 90% da violência urbana em Rondônia. Essa semana, a o Secretário de Segurança, Lioberto Caetano, convocou as Polícias Civil, Militar, Politec, Corpo de Bombeiros e Comando de Operações Especiais (COE) para trabalhar um plano emergencial, integrado, com ações pontuais, que visam o enfrentamento e combate ao crime nos bairros. Datas não serão divulgadas.  Serão priorizadas as localidades cujos dados estatísticos levantados recentemente, apontam para um índice de maior violência.

Depois que assumiu a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), somente em Porto Velho, Caetano já visitou 35 bairros e ouviu  demandas da população por meio de lideranças comunitárias.  Juntamente com sua equipe, registrou outras reivindicações, que embora no censo comum não apontem como problema de segurança, o Secretário afirmou que é essencial para o combate a violência. “Ruas cheias de buracos, terrenos baldios, falta de iluminação pública, dentre outras carências, são problemas que se desdobram na falta de segurança pública”, disse Caetano.

Para o gestor da SESDEC, embora necessário, o policiamento deveria ser o último recurso a ser utilizado. Ao ouvir lideranças comunitárias, o diagnóstico é ampliado, uma vez que a população não apresenta demandas específicas. Além do problema da segurança, líderes apontam outros temas, de competência do governo que são geridos por outras secretarias. Daí o fato de trabalharmos de maneira integrada, na avaliação do Secretário.

“O trabalho integrado que já estamos desenvolvendo enquanto segurança pública juntamente com a Sejus, Seas e Seae fica cada vez mais clara sua necessidade”, ressaltou o secretário, que vem trabalhando contatos contínuos com representantes de outras pastas do governo para o atendimento das demandas.

“Caso a área de atuação seja do município, vamos informar aos gestores municipais de Porto Velho. Sendo assim a possibilidade de solução aumenta”, explicou Caetano.

“Por questão de emergência, e em resposta à sociedade por ocasião de levantamentos feitos bairro a bairro, vamos realizar várias operações de enfrentamento, solução a curtíssimo prazo”, finalizou o Secretário.

 

Fonte: SESDEC/VALDIR ALVES

Imagens: SESDEC/MARCIA MARTINS