Polícia Civil deflagra operação “Sanguessuga” e desarticula esquema de fraudes contra a Prefeitura de Buritis

No último dia (28/04), A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia em Buritis, deflagrou a operação denominada “Sanguessuga”. Durante a ação policial, foi cumprido mandado de busca e apreensão em um laboratório suspeito de fraudar guias de solicitação de exames com o objetivo de causar prejuízo aos cofres públicos. Também foram cumpridos mandados de prisão, condução coercitiva, bem como a busca e apreensão de documentos e equipamentos de informática. A Operação foi realizada por Delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil.

De acordo com informações policiais, o esquema funcionava da seguinte forma: o Laboratório Buritis, que possuí contrato com o município para a realização de exames através do Sistema Único de Saúde – SUS, fraudava guias de solicitação de exames, acrescentando outros exames que não haviam sido originalmente requisitados pelo médico.

Durante as investigações, foi constatado que os exames acrescentados dolosamente nas guias de solicitação possuíam letra e cor com tom diferentes da escrita pelo médico originalmente, com o único objetivo de causar prejuízo ao erário.

Até o momento foi constatada mais de 20 guias de solicitação de exames com indícios de fraude. A Polícia Civil suspeita que muitas outras solicitações com irregularidades foram realizadas e só após a conclusão das investigações é que será possível revelar os valores retirados indevidamente dos cofres municipais.

A prefeitura municipal prestou total apoio às investigações e está colaborando com o trabalho policial de forma a esclarecer o esquema de fraudes e falsificação de documentos praticados contra a Administração Pública.

A Polícia Civil informa ainda que o trabalho de combate a empresas voltadas às práticas criminosas continuará na região, de modo a proteger e preservar o erário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *