Polícia Civil atua nas escolas com projeto de conscientização e prevenção à criminalidade

Com o objetivo de promover a capacidade de escolha aos jovens, os Delegados da Polícia Civil em Vilhena implementaram o projeto “Educação com Segurança – Delegados de Polícia nas escolas”. A iniciativa visa alertar os jovens estudantes sobre as consequências e os malefícios que o consumo de entorpecente promove ao cidadão. O Projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação já está em sua terceira palestra e já reuniu cerca de 200 professores da rede municipal de ensino.

“Educação com segurança” trata-se de um projeto sem custo e suas etapas consistem na realização de palestras dirigidas inicialmente aos professores das escolas municipais. Neste caso, a Instituição Policial abre um canal de diálogo entre professores e Delegados de Polícia  onde se discute temas como privação de liberdade aos jovens pelo efeito das drogas, cooptação de jovens por organizações criminosas e identificação com amostras dos tipos de entorpecentes e explicações sobre efeitos das drogas mais usadas e comercializadas, assim como, exposição de ações que promova a construção de caminhos conjuntos para o uso da educação como instrumento de apoio da diminuição da criminalidade.

Segundo o Delegado Regional da Polícia Civil, Fábio Campos, é importante esta iniciativa pois a legitimidade do discurso de um delegado de polícia conversando diretamente com jovens, além de garantir a interação com esse público, estreita a relação de confiança e desconstrói a ideia de um ambiente policial autoritário e truculento. “Realizamos esta ação com bastante descontração apresentando histórias baseadas em experiências acumuladas ao longo dos anos de trabalho tratando face a face com as consequências maléficas do ingresso de jovens no consumo das drogas e no crime. Vale ressaltar como são ilusórias as ideias do uso do entorpecente tratando-o como ‘prazer inconsequente’, é completamente ameaçador esta perspectiva na vida dos adolescentes, pois tal atitude é a porta de entrada para a criminalidade”, explica o Delegado.

Ainda de acordo com o Delegado da Polícia Civil, Núbio Lopes, que também é um dos idealizadores do projeto, a finalidade é fazer com que este seja um canal de acesso importante de uso da educação, da cultura como prevenção do ingresso do adolescente no segmento do crime, cujo o reflexo é diminuir o alto índice de criminalidade favorecendo diretamente o trabalho realizado pelas instituições de segurança pública. “As palestras são ministradas por Delegados da Polícia Civil inicialmente aos professores e coordenadores de escolas públicas, em seguida, esse conhecimento é multiplicado junto aos professores e assim, ministrados aos alunos e posteriormente também aos pais e responsáveis destes alunos, realizando uma grande rede integrada da segurança, educação e família”, explica Núbio Lopes.

É importante revelar que as próximas fases do projeto contemplarão os pais e responsáveis dos alunos, para quem serão ministradas palestras com temas pontuais como violência doméstica, abusos sexuais, além da prevenção as drogas, com a participação de profissionais da Delegacia da Mulher.

O Projeto “Educação com Segurança” deve chegar inicialmente em todas as escolas públicas do município de Vilhena ao longo deste ano e, a expansão dele para as demais cidades será pautada com os demais colegas da instituição Polícia Civil.