Ministério Público e Polícia Civil deflagram operação “Von Weber”

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do CAEX/GAECO, e a Polícia Civil realizaram na manhã desta sexta-feira (21/07), a Operação “Von Weber”, com o intuito de combater fraudes em licitações no município de São Felipe do Oeste. Participaram da ação policial dois Procuradores de Justiça, um Promotor, seis Delegados da Polícia Civil e mais de 20 policiais.

Durante a Operação “Von Weber” foram cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão nos municípios de São Felipe do Oeste, Cacoal e Pimenta Bueno, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. As investigações apontam participação do prefeito Marcicrênio da Silva Ferreira na prática criminosa.

Informações policiais revelam que diversas fraudes em licitações foram ocorridas neste ano e envolve agentes públicos, empresários e o chefe do executivo municipal de São Felipe do Oeste, que determinavam de forma irregular a aquisição de peças de veículos, manutenção de tacógrafos em ônibus escolares e a realização de serviços sem licitações. Posteriormente, os processos eram formalizados por meio de licitações fraudulentas e direcionadas a empresas previamente indicadas, causando dano ao erário.

Apurou-se ainda que o grupo criminoso, visando camuflar a prática dos crimes que também estavam sob investigação, retirou do Portal da Transparência da Prefeitura de São Felipe do Oeste informações sobre pagamento de notas de empenho em favor de uma das empresas investigadas, fato constatado pela Promotoria de Justiça em Pimenta Bruno e registrado em Ata Notarial.

Há indícios da prática de vários crimes, como falsidade ideológica, fraude à licitação, corrupção, crime de responsabilidade, entre outros, que tiveram o envolvimento dos agentes públicos, empresários e o Prefeito Marcicrênio da Silva Ferreira.

“Von Weber” foi o inventor do tacógrafo, mecanismo utilizado para registrar dados de  veículos e possibilitar sua fiscalização, como, por exemplo, a distância percorrida e velocidade empregada pelo veículo, por isso esta denominação foi dada a operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *