Polícia Civil inaugura novos postos de identificação na região do Vale do Jamarí

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Instituto de Identificação Civil e Criminal “Engrácia da Costa Francisco” (IICCECF), inaugurou nesta sexta-feira (22/09), na região do Vale do Jamarí, mais três Postos de Identificação para emissão de documentos de identidade. Os municípios de Buritis, Alto Paraíso e Cujubim terão, a partir de agora, a possibilidade de atender o cidadão que deseja adquirir o documento de identidade. O benefício só foi possível após a parceria formalizada entre a Polícia Civil e as prefeituras citadas acima.

De acordo com Diretor do IICCECF, Julio Kasper, o objetivo dos convênios realizados entre a Polícia Civil e as Prefeituras é facilitar o acesso ao Documento de Identidade e garantir a entrega deste no menor tempo possível. “A iniciativa de promover as parcerias com os municípios visa melhor atender à população, pois com a inauguração destes postos de identificação, o cidadão não precisará mais se deslocar ao município vizinho para solicitar seu RG.”, disse o Diretor.

O Diretor destacou ainda a vantagem da descentralização do atendimento, que antes se concentrava, em sua grande parte, no município de Ariquemes.

O Delegado-Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, participou das solenidades de inauguração dos Postos de Identificação.”O RG é a identificação do cidadão, é por meio deste documento que a população se apresenta aos órgãos públicos e privados. Garantir o Documento de Identidade ao cidadão é possibilitar que ele possa ser empregado, que faça uma viagem devidamente identificado, que tenha acesso aos programas do Governo, entre outros. Os resultados destas parcerias é a promoção da cidadania”, explica o Delegado.

Pelo acordo, as prefeituras cedem os funcionários e o local onde funcionam os postos de identificação. Os servidores municipais fazem o cadastramento biográfico e biométrico do indivíduo e encaminham estes dados ao IICCECF, em Porto Velho, que finaliza, emite e envia o documento ao município para que seja entregue ao requerente. É importante informar ainda que todos os funcionários municipais que já estão atuando neste segmento foram capacitados pelo Instituto de Identificação para realizar esta função. Cabe destacar ainda, que o ambiente onde serão realizados esses atendimentos são adaptados para oferecer mais conforto aos cidadãos.

Em Buritis, o Posto de Identificação foi inaugurado na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semast) e contou com a participação do Vice-Governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, do Deputado Federal, Nilton Capixaba, do Deputado Estadual, Adelino Follador, do Prefeito da cidade, Roni Irmaozinho, do Secretário-Adjunto de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Delegado Luiz Roberto, do Delegado-Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, do Diretor do IICCECF, Júlio Kasper, demais autoridades e servidores de ambas as Instituições e comunidade.

Em Alto Paraíso, a unidade de Identificação foi inaugurada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e contou com a presença de todas as autoridades citadas acima, assim como, da Prefeita da cidade Helma Amorim. Já o posto de Identificação de Cujubim foi inaugurado no Centro de Apoio à Mulher e contou ainda com a presença do Deputado Estadual Léo Moraes, do Prefeito da cidade Pedro da Belo Horizonte, além de convidados.