Eliseu Muller participa de Reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil e recebe medalha em Santarém

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Eliseu Muller, participou nos dias 08 e 09 de novembro, da 49ª Reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), entidade que reúne os chefes das Polícias Civis dos Estados brasileiros e do Distrito Federal. O encontro foi realizada pela primeira vez na cidade de Santarém (PA) e contou com a presença de 22 chefes de Polícia ou representantes. Na oportunidade, Eliseu Muller de Siqueira, Delegado-Geral da Polícia Civil de Rondônia recebeu a Medalha do Mérito Policial Civil, uma das mais altas comendas outorgadas pela Polícia Civil paraense. A homenagem é pelos relevantes serviços prestados à instituição policial.

Para o Delegado-Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, a homenagem é um reconhecimento dos serviços realizados pela Instituição à população. “Esta homenagem é de todos os servidores da Polícia Civil do Estado de Rondônia que com dedicação e empenho tem garantido eficiência e qualidade na prestação dos seus serviços à sociedade, mesmo diante dos desafios impostos, seja estruturalmente, da falta de recursos humanos ou do reconhecimento financeiro, a Polícia Civil apresenta diversos números positivos no Estado. Parabéns!!!”, disse Eliseu.

A abertura do evento ocorreu no dia 08, no auditório do restaurante Casa do Saulo, localizado na comunidade do Carapanari. Na ocasião, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino de Sousa, vice-presidente do Conselho na região Norte, apresentou tecnicamente o Sistema de Segurança Pública do Pará e números da Polícia Civil. No dia seguinte, as reuniões prosseguiram no Barrudada Tropical Hotel, no bairro da Liberdade, com as presenças do secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto do Santos Cruz, e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Jeannot Jansen.

Quanto as deliberações, como primeiro tema da agenda de trabalho, os delegados partiram, durante um painel, para debater sobre a proposta de identidade visual utilizada pelas Polícias Civis em todo Brasil, o que envolve recursos gráficos e layouts de uniformes, plotagens de veículos, vestimentas e até banners (painéis) utilizados em entrevistas coletivas. O painel foi apresentado pela delegada Greta Anzanello, diretora da Divisão de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Ao final, foi aprovada por unanimidade, por meio da resolução nº 01/2017, do Conselho, que prevê o uso de um modelo único de recursos visual da chamada Polícia Judiciária no país, como cores oficias das Polícias Civis nas cores branco, preto e cinza.

Na sequência do encontro, delegados e delegadas trataram de ações e medidas de fortalecimento institucional para o combate à corrupção e ao crime organizado. Nos debates, assuntos e operações nacionais e a votação de modelos de atuação das Polícias Civis em todos os Estados, inclusive, voltados ao fortalecimento institucional por meio de ações padronizadas no aspecto operacional, mas também de Comunicação Social.

Outro tema abordado foi a melhoria do aparelhamento das zonas de fronteira em todo o Brasil, com necessidade da atuação de órgãos federais e utilização de recursos da União para implementação de ações policiais de forma integrada. Para o ano que vem, R$ 80 milhões estariam destinados às ações integradas nas faixas de fronteira.

Ao final do encontro, foi feita a entrega de Medalhas do Mérito Policial Civil, uma das mais altas comendas outorgadas pela Polícia Civil paraense, a pessoas que prestaram relevantes serviços à instituição policial. O delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino de Sousa, e o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Jeannot Jansen, fizeram a entrega das medalhas ao secretário Nacional de Segurança Pública, General Santos Cruz; para a delegada-geral da Polícia Civil do Amapá, delegada Maria de Lourdes Sousa; para o delegado-geral da Polícia Civil do Estado da Bahia, delegado Bernardino Brito Filho; ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, delegado Eliseu Müller de Siqueira; ao delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, delegado Artur Nitz, e ao Chefe de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt.