Policiais da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente – DERCCMA, em ação conjunta com a Secretaria Do Meio Ambiente – SEMA procederam diligências de fiscalização em denúncias de maus tratos aos animais

Na manhã de hoje (16), policiais da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra Meio Ambiente – DERCCMA, em ação conjunta com a Secretaria Do Meio Ambiente – SEMA (representada pelo o médico veterinário Dr. Bruno Sadeck) procederam diligências de fiscalização em denúncias de Maus Tratos aos animais, em diversos pontos da capital.
Em um dos locais, a equipe verificou que os animais estavam em flagrante situação de Maus Tratos com risco de vida. Na ocasião, os policiais civis apreenderam os mesmos e interrogaram seus tutores, conduzindo-os a Delegacia para a devida responsabilização criminal. Os animais estão sendo atendidos e medicados, caso a justiça entenda acerca da perda da Tutela, eles serão colocados para adoção.
 
A Delegada Janaina Xander, titular da DERCCMA e responsável pela ação, informou que está sendo desenvolvido um trabalho inicial de criação de protocolos para averiguação das denúncias, orientações aos tutores e providências, quando o caso se mostrar urgência para a retirada dos mesmos. São pequenos procedimentos, mas de suma importância para que Porto Velho tenha um ambiente saudável também para os animais. Com pessoas que saibam como cuidar adequadamente de seus bichinhos.
Segundo a Lei de proteção aos animais, algumas ações são consideradas mau tratos como: não dar água e comida diariamente; manter preso em corrente; manter em local sujo e pequeno demais para que o animal possa andar ou correr; dentre outras. E caso isso ocorra, o dono do animal poderá responder criminalmente.
A Polícia Judiciária Civil conta com seu apoio para denunciar. Ligue 197, ou mande uma mensagem para o WhatsApp (69) 98439-0102 ou, ainda, envie um email 197@pc.ro.gov.br. Lembre-se de colocar o endereço e pontos de referência, assim, sua denúncia será devidamente averiguada!
O resgate contou com a ajuda da Associação Socorristas Animais, que acolheu os animais resgatados e estão custeando o tratamento dos mesmos. A protetora Márcia Helena conta com a ajuda de doações para ajudar estes e tantos outros animais que se encontram abrigados. O contato pode ser feito pelo telefone 99203-9271.
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *