CEREJEIRAS: PC PRENDE SUSPEITOS

Polícia Civil de Cerejeiras prende suspeitos por posse ilegal de arma de fogo (11/09)

Na manhã desta quarta-feira (10/09) a Polícia Civil de Cerejeiras/RO cumpriu um mandado de busca e apreensão em duas residências rurais daquele município, logrando êxito em apreender armas de fogo e munições, além de prender em flagrante Job R.S., 29 anos e Adriano V.G., 22 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto no artigo 12 da Lei 10.826/03 (Estatuto do desarmamento).

O referido mandado foi solicitado por haver indícios de que os representados estariam caçando e abatendo ilegalmente animais silvestres em áreas protegidas.

Na residência de Adriano os policiais da 1ª DP de Cerejeiras localizaram três espingardas, sendo duas calibre 36 e uma calibre 20, bem como 39 cartuchos.  Também foram apreendidas 19 espoletas, um frasco de pólvora, e várias unidades de chumbos de tamanhos variados.  Segundo o delegado, esses objetos indicam a habitualidade dos suspeitos nessa atividade.

Durante as buscas o suspeito não estava em sua residência, porém posteriormente ele compareceu na delegacia, onde acabou recebendo voz de prisão por posse ilegal de arma de fogo.
Em continuidade aos trabalhos os policiais se deslocaram à zona rural de Corumbiara para cumprir o mandado na residência de Job.  Lá foram encontrados um cartucho calibre 36, três estojos vazios calibre 28 e seis dentes de animais, reforçando a tese da caça ilegal.

Diante dos fatos também Job recebeu voz de prisão, e foi encaminhado à delegacia onde foi flagranteado pela autoridade policial, também incurso no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento.
Como o crime trata-se de posse de arma (não confundir com porte), tratando-se, portando, de delito afiançável, conforme o artigo 322 do Código do Processo Penal, os indiciados foram libertos após o pagamento da fiança arbitrada pelo delegado, e responderão ao inquérito, e, posteriormente ao processo, em liberdade.