Ariquemes: Polícia Civil anuncia medidas de planejamento e reestruturação para o Vale do Jamari

Nesta sexta-feira, 01.04, a Polícia Civil realizou solenidade em Ariquemes para anúncio da transformação oficial das 2ª e 3ª Delegacias de Polícia Distritais do município em Delegacias Especializadas, bem como da criação da Delegacia de Polícia de Monte Negro.

A medida contempla o Planejamento Estratégico da Polícia Civil, sob a direção do Delegado Geral de Polícia Civil, Dr. Eliseu Muller de Siqueira, adequando os recursos existentes às prioridades da população rondoniense, posicionando-os nos locais com maiores índices de violência.

Em Ariquemes duas Delegacias se transformaram em Especializadas, uma de Homicídios e outra de Patrimônio, o que significa dar maior prioridade e agilidade a procedimentos desta natureza, cujos fatos são responsáveis pela maior sensação de insegurança.

A ação permite também que os delegados e demais policiais civis se especializem com o trabalho diário e capacitação na atividade específica, bem como a centralização de informações de crimes daquela natureza.

A transformação oficial sedimenta a mudança, encerrando um ciclo de funcionamento experimental que transcorreu satisfatoriamente, evitando que haja retrocesso neste ganho de desempenho.

Foi anunciada ainda a criação da Delegacia de Polícia de Monte Negro, que atenderá também o município de Campo Novo de Rondônia.

A instalação dessa unidade tem caráter estratégico, visto que diminuirá a demanda de Buritis (que atualmente atende Campo Novo de Rondônia), como de Ariquemes (que atualmente atende Monte Negro, Cacaulândia, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cujubim e respectivos distritos).

Além disso, reduzirá as distâncias de deslocamento da população e PM para serem atendidas pela Polícia Civil, como também auxiliará a guarnecer a BR 421, por vezes utilizada como rota de tráfico de entorpecentes e veículos subtraídos.

A estruturação da Delegacia de Polícia em Monte Negro deve ocorrer nos próximos meses com o término do curso de formação e, se necessário, remanejamento de servidores, bem como em parceria com aquela Prefeitura Municipal.

Vale ressaltar que em várias cidades estão em andamento obras das Unisp’s (Unidade Integrada de Segurança Pública) onde funcionarão novas instalações das Delegacias de Polícia. No Vale do Jamari serão contempladas as cidades de Ariquemes, Cujubim, Buritis e Machadinho do Oeste.

DECRETOS – especializadas em Ariquemes e distrital Monte Negro