Polícia Civil deflagra operação “Floresta Nativa” contra servidores da SEDAM em Vilhena

A Polícia Civil do Estado de Rondônia deflagrou na manhã desta sexta-feira (17/02), a operação denominada “Floresta Nativa” contra servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), em Vilhena. De acordo com as investigações, diversas fraudes na concessão de autorizações especiais para limpeza de áreas rurais expedidas pela SEDAM estavam sendo utilizadas para fins de desmatamento ambiental.

Segundo as autoridades policiais, o esquema vem se arrastando durante muitos anos, porém, cerca de 112 autorizações especiais foram encontradas entre o ano de 2015 e 2016, as quais permitiam que limpezas fossem realizadas em campos ou capoeiras em propriedades rurais. As informações são de que esses documentos eram utilizados como forma de burlar a fiscalização e desmatar grandes áreas de Floresta Nativa. Durante a Operação que envolve além da Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Ambiental, os policiais apreenderam várias documentações que comprovam a existência das autorizações especiais e a fraude nas ações.

Dois servidores da SEDAM foram afastados de suas funções públicas, sendo eles o ex-chefe Regional, Pedrinho Muller, e o Engenheiro Florestal, José Trindade Lobato. Ambos estão utilizando o monitoramento por tornozeleira eletrônica para que não se aproximem de nenhuma secretaria no Estado.

O Delegado Regional da Polícia Civil, Fábio Campos, o Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Pablo Hernandez Viscardi e o Tenente da Polícia Ambiental Trindade concederam coletiva de imprensa nesta manhã para esclarecer sobre a operação e divulgar o nome dos acusados.

Imagens: Vilhena Notícias