Polícia Civil segue cronograma do Governo do Estado e inicia capacitação de policiais do Instituto de Identificação

Cerca de 25 servidores do Instituto de Identificação Civil e Criminal “Engrácia da Costa Francisco” (IICC) da Polícia Civil iniciaram na tarde desta segunda-feira (20/02) capacitação de “Aperfeiçoamento para Profissionais de Perícia Papilóscopica em Local de Crime”. A abertura do curso aconteceu no auditório da Academia da Polícia Civil (Acadepol) e contou com a presença do Deputado Estadual, Edson Martins, do Delegado-Geral da Polícia Civil, Eliseu Muller, do Diretor do IICC, Julio Kasper, do Diretor da Acadepol, Túlio Anderson, e do representante da Secretaria Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Júlio Ugalde, além dos alunos policiais e demais servidores.

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Eliseu Muller, declarou a importância do aprimoramento técnico dos servidores da Polícia Civil e que esta seguindo o cronograma previsto no eixo de políticas públicas do Governo do Estado de Rondônia que prevê a valorização de seus servidores por meio de capacitação. “Precisamos estar preparados para garantirmos a nossa segurança e a segurança da sociedade, por isso, sempre que possível oportunizamos a qualificação profissional de nossos policiais e nesta ocasião, não podemos deixar de agradecer a sensibilidade do Deputado Estadual, Edson Martins, que destinou recursos para a realização desta capacitação, assim como, para a reforma do IICC”, agradeceu Eliseu Muller.

O Deputado Estadual, Edson Martins, revela que abraçou a instituição Polícia Civil, pois acredita que trabalhando com inteligência podemos combater a criminalidade e garantir qualidade de vida à população. “Com a polícia preparada, sendo qualificada, valorizada, conseguimos garantir segurança pública com eficiência, por isso, coloco à disposição o meu gabinete para ajudar esta instituição em seu desenvolvimento”, disse o Deputado.

O Diretor do IICC, Julio Kasper, explica que esta é uma oportunidade única para os servidores aprimorarem os seus conhecimentos sobre a área de atuação. “A capacitação, além de qualificar o profissional, promove a interação entre os policiais, colabora com a auto estima e possibilita que o servidor atualize-se, garantindo a eficiência no serviço. Ressalto ainda que o curso só está sendo possível graças à Emenda Parlamentar de 35 mil disponibilizada pelo Deputado Edson Martins, que também já disponibilizou outros 60 mil para procedermos à reforma da sede do Instituto de Identificação”, comenta Julio.

O Diretor da Acadepol, Delegado Túlio Anderson, revela que o ano de 2017 será marcado por uma nova visão estratégica para Academia de Polícia Civil. “Daremos ênfase não só a formação de profissional da área de segurança, como também no desenvolvimento de diversas ações voltadas à preservação da ordem pública, da segurança, da liberdade e da garantia do exercício pleno da cidadania”, disse o Diretor.

O objetivo da capacitação é aperfeiçoar, atualizar e nivelar o conhecimento técnico-científico dos servidores Datiloscopistas Policiais que realizam Perícias Papiloscópicas em local de crime e Laboratório. Além de aulas teóricas específicas ao cargo, está programado a realização de aulas de Armamento e Tiro, Práticas Operacionais, Defesa Pessoal, Método Giraldi e Direção Defensiva.

Eliseu Muller, Delegado-Geral da Polícia Civil

Julio Kasper, Diretor do IICC